domingo, abril 25, 2010

Social 19


Já todos sabemos que África é um continente recheado de desigualdades, de abusos, tiranias e atropelos aos direitos humanos. No fundo, a exportação cristalizada do pior da sociedade ocidental. Algumas diferenças profundas porém, existem ainda vincadamente nos dias de hoje e que se prendem com crenças e surpestições.


Vinho, Moçambique, Outubro de 2007

Há dias, em conversa com um amigo moçambicano, de uma geração mais jovem e informada, que trabalha no sector da saúde, dizia-me, para meu espanto e arrepio, que o número de crianças violadas e infectadas com doenças sexualmente transmissíveis que entram todos os dias no Hospital Central de Maputo, é assustador. E explicou-me as causas que dão origem a tão desumana realidade: a crença irracional e ignorante.



Serra da Gorongosa, Moçambique, Março de 2008

Estando eu fora deste contexto, pedi mais explicações. Explicou-me que, uma vez que o número de adultos infectados por sida e por um sem número de doenças venéreas é tão elevado e leva a maioria dos infectados a um destino quase certo, a morte, que acreditam que a única hipótese de salvação e cura é passarem as doenças às crianças, que são puras e, segundo eles, imunes. Sabia de uma série de crenças absurdas que por aqui proliferam, mas não fazia ideia que a realidade descesse a este ponto horrorosamente absurdo.

1 comentário:

Débora Santalucia disse...

Retratos de grande sensibilidade. Belos tons em P&B. Gostei muito desse trabalho.

  • Todas as fotografias expostas têm a permissão dos respectivos autores.
  • Exceptuam-se apenas as fotos da Secção Biografias.
  • O Blografias agradece a todos os autores que participam neste espaço de divulgação de fotografia
  • Optimizado para o IE 7.0 com resoluções de 1280 por 768 ou superiores

    Espaço criado e gerido por Francisco Máximo

    Blografias com luz - 2005-2012